Sou o primeiro a admitir, eu não sou um bom jogador de Dota. Existem várias outras, mas essa é a principal razão para eu ter um co-autor nessa coluna. Não me leve à mal, meu co-autor também não é um bom jogador, mas pelo menos ele tem vários anos de experiência jogando mal! Enquanto eu estou feedando há menos de dois anos, ele feeda desde o Dota original, na época de Warcraft 3: É ele o criador da frase “Existem duas formas de jogar Dota. a forma correta e a forma como eu jogo.”

Eu já tentei jogar da maneira correta. Já tentei decorar o timing das creep waves para stacká-las, recuar a linha e engordar o farm do carry. Já tentei counterpickar meus oponentes, já tentei decorar os itens, seus nomes e habilidades, já tentei solar no mid com o Pudge… E como eu detestava tudo isso. Rapidamente larguei o Dota, até receber um convite pra conectar com uns amigos e jogar errado.

Essa coluna é sobre as histórias que vieram disso.

Techies é, de longe, o meu herói favorito no Dota. Eles são engraçados, inesperados e completamente diferente de todos os outros heróis. Já vi guias sugerindo fazer o Techies carry, porque ele é ótimo em derrubar torres. Já vi guias sugerindo fazer o Techies support, usando as minas como pseudo-wards, que não te dão visão da área, mas “avisam” se alguém passar por ali. Vi tudo isso, e ignorei sumariamente.

Techies é o herói pra quem não gosta de Dota.

Os Techies são lentos, causam pouco dano, suas skills demoram e dependem do elemento surpresa. No começo do jogo, quando todo mundo tá farmando nas linhas, você tá drenando XP do seu parceiro de linha sem conseguir harassar os oponentes e ainda avisa os oponentes que provavelmente tem minas ali por perto, então eles vão comprar ward e/ou seguir os creeps deles. É por isso que você precisa ficar longe de seus aliados.

Os Techies são frágeis, tem pouca vida e dependem de itens caros. Não existe nenhum outro personagem que você consiga enfrentar no 1×1, a menos que você corra se arraste como um cubo gelatinoso em direção à suas minas e o maluco te siga. Numa teamfight, Techies pode fazer duas coisas: Feedar, ou se autodestruir. O problema é que sempre que você tentar a segunda opção, você vai lembrar que já se autodestruiu essa semana, o que significa que essa merda ainda está no cooldown. Por isso que você fica longe de seus oponentes!

Entende aonde eu quero chegar? Jogar de Techies é basicamente brincar de Campo Minado enquanto o time oponente joga Dota2 e o seu time está xingando por jogar Dota2 com um jogador a menos. O que você quer fazer é espalhar minas pelo mapa de forma a acabar com a paz de espírito dos oponentes. É impossível você segurar o time inimigo sozinho, mas é razoavelmente fácil você fazer o time inimigo inteiro ficar com medo de avançar antes da wave de creeps dele. As minas tem duas funções: matar e assustar. No começo do jogo, três minas matam qualquer coisa, então você junta isso nos lugares óbvios: runas e side lane shop. Dito isso, três minas separadas também matam virtualmente qualquer coisa, e quem pisa em uma mina, dá dois passos e pisa em outra pensa longa e duramente se ele quer continuar andando. Então você espalha as minas sozinhas por lugares que você não quer que os oponentes avancem, como nas jungles. Porque se dar ao trabalho de fazer isso? Simples, juntar três minas no mesmo lugar vai demorar quase um minuto no começo do jogo (se você tiver Clarity) e pelo menos trinta segundos ao longo do jogo todo. Não tem problema você gastar um minuto fazendo nada no mesmo lugar se isso garantir uma kill (como no caso de runas), mas se techie minevocê perder esse tempo todo preparando uma armadilha em um determinado ponto da Jungle onde o oponente nunca passe, você desperdiçou seu tempo, seu mana, seu dinheiro, seu XP e não ajudou ninguém a fazer nada. Mas soltar uma minazinha num caminho por onde você já está passando não custa “nada”. Se você está indo da runa até a safe lane, é possível que o cooldown da mina acabe no caminho. Bom, porque não colocar uma na jungle por onde você está passando, né? Talvez ela não faça diferença nenhuma. Talvez ela mate um inimigo fujão. Não importa, não te custou nada.

Stasis TrapE por favor, não cometa o erro de ignorar a segunda skill dos Techies, a Stasis Trap: Ela dura mais tempo que as minas remotas, custa bem menos mana e tem mais ou menos o mesmo cooldown, mas tem uma área de efeito gigantesca, e pode estragar completamente um gank ou uma teamfight (pros seus oponentes). Além disso, ela acumula creeps que é uma maravilha! Especialmente no late game, quando você não está mais preocupado com regeneração de mana, use-a com liberalidade, temperando à gosto o mapa com elas.

suiattackO Ataque Suicida, apesar de hilário, tem um sério problema de cooldown. Geralmente ele consegue matar ou deixar bem próximo à isso alguém que já pisou em uma ou duas minas, ou um ganker de armadura baixa que trombou com você no caminho. Mas o mais importante do Ataque Suicida é que como não foi o oponente que lhe matou, eles não ganham ouro nem XP por você ter morrido. Levar alguém junto é apenas a cereja do bolo.

remotemineE as minas remotas… Rapaz, você precisa do Cetro de Aghanim. Ele transforma as minas em verdadeiras granadas! Faz o Techies quase ser útil em Teamfights! Além de tudo que eu já falei sobre as outras minas, as remotas tem duas vantagens: a primeira é que você consegue posicioná-las de forma a causar dano em inimigos que estão atacando sua torre de longe, e a segunda é que como ela lhe dá visão ao redor dela, ela serve de ward!

“Ah, mas é muito fácil counterar Techies, é só comprar gema ou ward.” Bom, mais ou menos. Cá entre nós, eu já considero uma baita vitória se alguém no time inimigo gasta 900 gold pra comprar uma gema pra counterar um oponente que não participa em team fights. Mas a gema só dá visão pras coisas que os oponentes vêem. Se você coloca minas em cima de ladeiras ou escadas, quem tá subindo só enxerga depois da explosão. E quanto à wards, o seu time não vai achar nada ruim se você mesmo andar com Observer Wards pra tirar as dos oponentes. Afinal, estamos falando de jogo em pub, ninguém vai estar jogando de suporte e ninguém vai estar wardando.

E se tudo mais der errado, você pode só cercar o seu ancient com mais minas que a Sibéria e segura a base. O importante não é ganhar ou perder, o importante é fazer o time inimigo babar de raiva porque levaram quatro horas pra conseguir chegar no seu Ancient!

Artigos Relacionados

1 COMENTÁRIO

  1. Techies é um dos heróis mais difíceis de se jogar, tem que ter uma certa experiência de game pra não virar um total inútil

Deixe sua Resposta