Francês, Wizards, Tiny Leaders, zoeiro, competitivo, 100%, 75%. Você faz o seu Commander do jeito que você acha mais divertido, afinal de contas, ele é seu. Mas absolutamente todos os Commanders de todas as variantes do formato tem algo em comum: um Comandante. As criaturas lendárias nasceram como avatares para os personagens de D&D dos designers de Legends, mas rapidamente passaram a representar personagens importantes para a história do jogo.

Para a grande maioria delas, nós sabemos quem são, de onde são e de quando são:  Barrin, Master Wizard era o diretor da Academia Tolariana, amigo e conselheiro de Urza. Karn, Silver Golem é o guarda costas dos Capasheno que no Apocalipse de Dominária tornou-se um planinauta. Kamahl, Pit Fighter é o gladiador que eventualmente se arrepende das consequências de sua violência e torna-se Kamahl, Fist of Krosa.

Outras lendas tem participações menos marcantes na história do jogo, mas ainda conseguimos entender quem são ou do que importam: Você pode não ter acompanhado a história, mas é óbvio que Vorosh é um dragão da realidade alternativa de Caos Planar. Tajic evidentemente é um soldado Boros. Eu posso não saber nada da história de Theros, mas Anax and Cymede obviamente são de lá! Olha só, segundo o flavor text, eles são grandes heróis e realeza da cidade de Akros, já aprendi algo!

Basicamente, você consegue dizer algo sobre qualquer lenda só de ler a carta e olhar quando ela foi lançada!

A menos que você compre as caixas de Commander.

Entre 2011 e 2013, foram lançadas vinte e cinco novas lendas nas caixas de Commander, que não estão atreladas à nenhuma história, plano ou época. Não dá pra saber de onde elas vieram ou o que elas fazem, não é lançada uma história semanal falando delas no site da Wizards, elas estão mais ou menos soltas no vácuo. “Mais ou menos” porque para todas elas existe alguma forma de conceito de história, usada no mínimo para que o desenhista tivesse ideia do que fazer. E estas são suas histórias:

Kaalia of the Vast

Commanders Kaalia

Kaalia vive em sua capela da montanha com a mente entre as hostes celestiais e as hordas infernais, atormentada pelo passado, marcada pela devastação. Sua vida simples de clériga foi reduzida à cinzas quando criaturas das sombras massacraram sua congregação. De alguma forma ela sobreviveu, mas sua alma foi destroçada, e logo o ódio cresceu para preencher os espaços entre os destroços. Comandada por uma fúria implacável e uma profana sede de vingança, Kaalia planeja febrilmente, concentrando seu vasto poder, esperando pra liberar sua fúria apocalíptica em quem quer que surja em seu caminho.

Tariel, Reckoner of Souls

Commanders Tariel

Tariel sabe que no tecido do Destino os fios estão soltos. Almas individuais são como fios de linha para ela, fáceis de arrancar ou recosturar na tapeçaria da história. Alguns textos antigos falam de seu banimento de uma hoste empírea, e outros pergaminhos a adoram como uma salvadora, mas todos temem sua ira e fogem do som de sua risada estrondosa.

Basandra, Battle Seraph

Commanders Basara

Basandra é adorada por guerreiros que buscam a verdade através da pureza do combate. Truques são proibidos, assim estimulando o fio do aço, a resistência da vontade e o calor dos músculos. Todos que são chamados para a batalha atendem com zelo inquestionável.

Riku of Two Reflections

Commanders Riku

Riku tinha duas paixões: o estudo da magia e o estudo da vida. Ele nunca conseguiu decidir qual era seu favorito, mas não tinha tempo para dominar os dois. A solução foi o feitiço de um ilusionista ancião: ele secretamente dividiu-se em dois reflexos, e cada Riku treinou e estudou por anos uma das matérias. Hoje considerado um mestre de ambas disciplinas, poucos sabem de seu segredo. Os dois reflexos nunca estão longe um do outro, e se surge algum perigo, os inimigos tem de enfrentar o poder de dois Rikus.

Animar, Soul of Elements

Commanders Animar

No folclore de seu plano, Animar é a fonte definitiva de toda a vida – a semente de onde cresce a criação. Na presença de Animar, as plantas florescem e os rebanhos se multiplicam, e sua caminhada determina o fluxo das estações.

Edric, Spymaster of Trest

Commanders Edric

Na cidade portuária de Trest, nada escapa da rede de espiões, familiares e portadores de pensamento lideradas por Edric. Até a imperatriz de Kinnesta é sábia o suficiente para consultar Edric antes de conduzir manobras próximo à costa. Ainda assim, dizem que o que ele realmente procura é um segredo de sua juventude, algo que aconteceu a mais de quatro séculos atrás…

Ghave, Guru of Spores

Commanders Ghave

Quando monções devastaram a terra de Drakkus, os rebanhos e as colheitas se afogaram nas enchentes. Os humanos de lá foram obrigados a buscar sustento nas florestas de fungos, e lá o encontraram na forma dos micóides e suas crias, os saprófitas. O que os humanos viam como sua salvação, os micóides chamavam de genocídio, e declararam guerra aos mamíferos invasores. Magos humanos destruíam as tropas fúngicas com fogo e aço, até que o herói micóide Ghave emergiu. Abençoado com uma influência mística sobre os esporos, Ghave esculpiu a matéria fungal de seu povo em um exército constantemente mutável e conseguiu reclamar seu lar.

Karador, Ghost Chieftain

Commanders Karador

Antes um Senhor da Guerra entre os centauros, Karador foi finalmente vencido em uma grande batalha. Agora ele assombra os vales de sua terra natal, como o amargurado monarca de um reino de sombras e fantasmas, eternamente reunindo servos espectrais para poder se vingar do senhor da guerra rival que o depôs de seu trono.

Vish Kal, Blood Arbiter

Commanders Vish Kal

O vampiro ancião Vish Kal se alimenta apenas dos maus, mas ele julga a maldade baseado em seu próprio código de ética pessoal. Aqueles que são inocentes à seus olhos são intocáveis, imaculados. Mas para aqueles que Vish Kal considera culpados, ele age como juiz e carrasco, executando pessoalmente a sentença sangrenta de seu veredito.

Zedruu the Greathearted

Commanders Zedruu

Nascida numa família guerreira, Zedruu era ágil e combativa como seu pai, mas seu caminho a levou para longe da guerra. Quando ela era criança, os Erlundi, seu povo, foram amaldiçoados com uma praga que deixou uma procissão de mortos. Ela aprendeu da forma mais dolorosa que nem todas as batalhas podem ser vencidas com espadas. Em desespero, ela ofereceu sua vida em troca da de seu povo, e graças a seu sacrifício, a maldição foi quebrada. Agora ela é reverenciada pelo seu povo por sua paciência, benevolência e sabedoria.

Ruhan of the Fomori

Commanders Ruhan

Ruhan desafia cada regra, cada expectativa e cada restrição que já tentaram colocar sobre ele. Ele nasceu cego, mas escolheu uma vida de guerra. Ele foi treinado pelos mestres espadachins dos Fomori, mas escolheu lutar com sua própria maça. Seus anciões formam alianças, mas ele escolheu não jurar lealdade à ninguém além de si próprio.

Nin, the Pain Artist

Commanders Nin

Apesar de sua famosa carreira, Nin não vê a si própria como uma torturadora. Ela busca uma forma de despertar a mais profunda forma de consciência de seus “clientes” explorando os seus limites pessoais: ela acredita que cada terminação nervosa é por si só um caminho para o auto conhecimento.

The Mimeoplasm

Commanders Mimeoplasm

Pouco se sabe da bizarra entidade que rasteja pelo plano de Muraganda. Os druidas da presa o chamam simplesmente de Mimeoplasma, pois ele absorve os traços de tudo que ele envolve. Os guerreiros saurídeos do sul buscam o Mimeoplasma por onde quer que ele vá, acreditando que ele seja a chave da vida após a morte, esperando encontrar nele os traços de seus entes queridos que já se foram. Os elfos dos trópicos acreditam que ele seja parte do ciclo da natureza, uma forma de canalizar morte de volta à vida. As bruxas-da-cicatriz chiam quando ele se aproxima, pois o vêem como o definitivo inimigo do mundo. Quer ele seja um processo natural ou uma força do mal, o Mimeoplasma nunca deixa de arrancar respeito de todos.

Damia, Sage of Stone

Commanders Damia

Devido a seu olhar petrificante, górgonas não costumam fazer muitos aliados. Mesmo assim, muitos buscam a sábia górgona Damia, pois seu conhecimento das artes arcanas são comparáveis ao de qualquer arquimago, e ela os vende pelo preço certo. Muitos já pensaram em tentar enganá-la para arrancar seus segredos: suas estátuas de pedra preenchem os salões da górgona.

Skullbriar, the Walking Grave

Commanders Skullbriar

A monstruosidade morta-viva conhecida como Skullbriar se formou quando um necromante e um elementalista fizeram um pacto macabro: os dois magos fundiram seus feitiços em um cemitério abandonado, pensando que conseguiriam assim a vida eterna. Ao invés disso, seus corpos e mentes foram fundidos em um implacável e incansável elemental da morte.

Jeleva, Nephalia’s Scourge

Commanders Jeleva

O mero nome de Jeleva invoca terror em Innistrad. Conhecida por seus cruéis jogos de gato e rato, ela destrói as mentes de suas vítimas antes de devorar seu sangue. Ela passa os dias reclusa numa opulenta mansão em Nephalia, mas à noite seus instintos predatórios não tem limites. Nenhuma garganta está à salvo de Jeleva, mas o que ela realmente busca são as mentes dos arquimagos. Ela vai atrás das mais renomadas personalidades de Innistrad com a intenção de roubar seu conhecimento para si própria. A poderosa Igreja de Avacyn já colocou um preço em sua cabeça, e caçadores de monstros de todo o plano buscam por ela na província de Nephalia. Jeleva lhes dá as boas vindas. Ela gosta do sangue dos caçadores, e alegremente roubará suas mentes como espólios de sua guerra contra a Igreja.

Nekusar, the Mindrazer

Commanders Nekusar

Nekusar é um antigo rei que planejava manter o seu trono mesmo após a morte. Quando vivo, ele era um monarca impopular com muitos inimigos. Ele era obcecado com as maquinações da corte e as ameaças à seu reinado. Quando um de seus planos para assassinar um rival falou, Nekusar foi morto em seu próprio trono. Mas ele havia se preparado para esse possibilidade, e transformou-se em um lich. Nekusar então se posicionou como o centro do poder do reino, sempre monitorando a corte com sua rede de informantes, vivos ou não. Ele vende o seu conhecimento à quem quer que pague o seu doloroso preço. Agora mais poderoso que nunca, Nekusar devasta seus inimigos dando-lhes o que eles acham que querem, mas ele sabe que não podem controlar.

Oloro, Ageless Ascetic

Commanders Oloro

Oloro manipula as forças da vida e da morte. Ele acredita possuir o segredo da vida eterna e o guarda ciosamente em sua ilha remota, perpetuamente coberta de névoa. A sua localização é buscada tanto por ladrões quanto por místicos, que buscam roubar suas posses e aprender seus segredos. Oloro tolera apenas a companhia de alguns seletos indivíduos: aqueles que podem ajudá-lo em sua busca por conhecimento. Alguns dizem que ele é mais velho que o próprio Tempo e mais sábio que todas as mentes nas maiores academias de ensino. Até então, Oloro tem mantido o equilíbrio entre a luz e a escuridão, mas qualquer ameaça à seus segredos poderia lançá-lo numa jornada de dominação impiedosa.

Sydri, Galvanic Genius

Commanders Sydri

Sydri é uma mestra de metalurgia e animação mística. Jovem, brilhante e disposta a vender seus incríveis aparatos a qualquer um que pague seu preço, Sydri pode atrelar vida à quase qualquer objeto, o qual irá incansavelmente obedecer as ordens de seu mestre. Sob seu toque, uma estátua vira um espião, ou uma espada torna-se uma assassina inesperada sem precisar de uma mão para brandí-la. Apesar de ser honesta por natureza, Sydri acidentalmente entrou num círculo de sacerdotes de elite que farão qualquer coisa para ter vantagem na esfera política. Logo ela precisará fazer uma escolha entre a natureza de suas criações e o seu real propósito.

Marath, Will of the Wild

Commanders Marath

Marath é uma poderosa e elusiva besta que vaga pelas regiões silvestres de um mundo dominado por xamãs. Apesar de muitos tentarem, poucos já viram essa majestosa criatura, que acredita-se ser um dos progenitores do mundo, vagando desde o início dos tempos. Plantas crescem da terra por onde ele passa, névoa verde emanando de seus pés. Algumas dessas plantas tomam forma animalesca, novas formas de vida sendo criadas por sua passagem. Misturado com magia elemental, muitos dos elfos que dividem a floresta com ele o vêem como uma fonte de crescimento e justiça natural. Quando ameaçado, Marath é um oponente feroz, e ataca com golpes furiosos e poder predatório.

Gahiji, Honored One

Commanders Gahiji

Gahiji é reverenciado como um deus pela tribo Rahode, que se refere à ele como o coração selvagem de seu povo. Ele os salvou na épica Batalha do Céu Plano: quando os Rahode estavam sendo massacrados por seus inimigos, Gahiji surgiu nas montanhas sobre o campo de batalha, e com um grande rugido avançou no meio da batalha, com os guerreiros Rahode em seu encalço. Assim ele salvou a tribo, e agora vive com eles em um lugar de honra. À noite ele caça na selva próxima, mas todo dia ele volta ao palácio, que atrai peregrinos que viajam por meses pela oportunidade de se ajoelhar perante O Honrado.

Prossh, Skyraider of Kher

Commanders Prossh

Prossh domina a região de Kher em Dominária. Todo dia, ao nascer do sol, ele sobe aos céus, buscando suas presas e monitorando as terras que chama de suas. O barulho de suas asas à distância põe em pânico seus súditos, que correm em busca de algum abrigo que resista à seu sopro flamejante. Ele seria capaz de reduzir à cinzas uma vila inteira por causa de um único caçador que acidentalmente entrou em seu território. Aqueles que não lhe pagam tributo são queimados vivos. Prossh é adorado pelos kobolds da região, alguns dos quais se sacrificam para ele em esperança de proteger sua espécie. Uma máquina predatória, a morte de seus aliados apenas o fortalece.

Shattergang Brothers

Commanders Shattergang

Em Ravnica, se você quer algo destruído, chame os Irmãos Shattergang. Nenhum trabalho é muito pequeno e nenhuma pessoa é muito importante para essa família de goblins. Ladrões e sacerdotes os buscam igualmente, e até os Rakdos já os contrataram para trabalhos que exigiam uma certa finesse explosiva. Esses goblins podem acabar (ou explodir) com qualquer problema que você tenha. Mago Izzet causando problemas? Gárgula espiando você? Maldição sobre a sua casa? Os Shattergang vão trazer a destruição que você precisa por um módico preço. Os Boros e os Azorius já colocaram preço em suas cabeças, mas os Shattergang nunca foram capturados. Esses irmãos tem orgulho de seu trabalho e tiram alegria da destruição dos outros.

Derevi, Empyrial Tactician

Commanders Derevi

Voando alto acima dos campos de batalha, Derevi usa a estratégia para subjugar seus inimigos, orquestrando o movimento de seu enorme exército para impedir invasores em suas terras pacíficas. Seus olhos aguçados absorvem múltiplos fatores que ela considera antes de rapidamente alterar seus planos para lidar com as condições em terra. Entre seus devotos seguidores, Derevi é considerada a maior comandante que os Fragmentos já viram. Sua estratégia brilhante derrotou as hordas Grixis na Batalha do Pico Partido. Sua inteligente diplomacia divergiu o plano que o Conselho Esper elaborou para derrubá-la. Derevi é disciplinada, mas justa, e evoca lealdade em seus soldados com sua constante vigilância dos céus, que repetidamente engana seus inimigos.

Roon of the Hidden Realm

Commanders Roon of the Hidden Realm

Acredita-se que Roon guarde os portões para um mundo etéreo. Criado por uma família devota, esse jovem Rhox foi arrastado para a guerra contra os desejos de seu pai. Aliado ao infame Exército dos Arautos, Roon tornou-se um guerreiro habilidoso, mas após um acidente em que ele massacrou pessoas inocentes, ele desertou e vagava pelas terras selvagens. Lá ele teve uma visão onde ele se tornava o guardião dos segredos da Realidade Escondida. Chamado de blasfemo por alguns, ele começou uma peregrinação para atrair gente à sua causa. Sua personalidade atraiu várias pessoas, e logo ele tornara-se um profeta com uma legião de seguidores. Roon não busca conflitos, mas quando ele percebe uma ameaça, elimina-a de forma rápida e eficiente. Para aqueles que acreditam nele, Ronn é um grande guardião que um dia abrirá o caminho para a glória eterna.



 

 

Artigos Relacionados

SEM COMENTÁRIOS

Deixe sua Resposta